Encontro atrás das máscaras
Antonio Ferrara
Boa noite!
Felix, Carlos Alberto e Brito.
Piazza, Everaldo e Clodoaldo.
Jairzinho, Tostão, Gerson e Rivelino.
” Noventa milhões em ação, prá frente Brasil …”
Prá frente Brasil.
Esqueça sua ditadura militar, seu presidente Médici. Esqueça sua Transamazônica, onde os colonos estão isolados do mundo no meio do mato, quase a morrer de fome.
“Todos juntos vamos, prá frente Brasil…”
A economia vai bem, mas o povo vai mal, comenta o presidente. Delfim Neto declara que “Deem-me um ano e vos darei uma década.” e o povo acredita…
“…salve a seleção!”
Iniciam-se as manobras da operação bandeirantes (OBAN) contra a esquerda junto com os DOI-CODI e Carlos Lamarca faz sua profissão de fé ao Marxismo Leninismo. Conclama os militares para formar um exército do povo ” que lute para que as fábricas sejam dirigidas pelos próprios operários. O “Estado de São Paulo” publica receitas de bolo em muitas de suas páginas, em função da censura das notícias…
“…de repente é aquela corrente prá frente …”
Em meio a tudo isso, em 03 de dezembro de 1970, um grupo se reúne num “aparelho” à Rua Honduras, 1267, em São Paulo, para fundar A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICODRAMA E SOCIODRAMA e subverter definitivamente a ordem da especialização de profissionais universitários. É eleita a primeira diretoria:
Dr. Alfredo Correa Soeíro – Presidente
Márcia Zanetti – Tesoureira
Amarylis Pontedeiro – Secretária
Dr. José Manoel D Alessandro e Iris Soares de Oliveira – Diretores Culturais
O propósito dessa nova associação civil, que não tem fins lucrativos, é formar psicodramatistas, promover o psicodrama e técnicas psicodramáticas não terapêuticas, através de:
- organização de cursos,
- conferências,
- debates,
- congressos
- promocão de intercâmbio científico com entidades congêneres nacionais e internacionais.
“… parece que todo o Brasil deu a mão …”
O governo perde o controle da economia. A previdência não pode pagar o reajuste de 147% aos aposentados e as empresas vendem diretamente aos consumidores para tentar sair da crise económica.
” Todos ligados na mesma emoção …”
Corinthians perto da final, Palmeiras e São Paulo na expectativa; cresce a greve dos servidores da saúde e os funcionários denunciam a precariedade do Hospital Emílio Ribas.
” Tudo é um só coração ”
O esporte ainda está sob o impacto da AIDS (Magic Johnson) e o Banco Central devassa os consórcios de automóveis, trabalhando com a suspeita de que as administradoras não entregam os carros por desvio do dinheiro.
“Todos juntos vamos, prá frente Brasil,…”
Neste contexto, nós, sócios da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama estamos tentando levar avante o belo legado que recebemos de nossos “pais psicodramáticos”.
Em 21 anos, já passaram pela ABPS algumas centenas de psicodramatistas. Não estamos mais no ” aparelho ” da Rua Honduras. Mudamos para a Rua Ministro Godoy, 101 e, nesta nova sede agradecemos a coragem de quem iniciou nosso movimento, em uma época em que agrupamento de pessoas eram proibidos.
Hoje, nós da ABPS, contamos com:
- 3 turmas de alunos (psicólogos e psiquiatras) no curso de Formação de Terapeutas;
- 2 turmas de ex-alunos que decidiram continuar seus estudos e seu
desenvolvimento profissional na ABPS; - 3 turmas de formação no curso de Técnicas Psicodramáticas Aplicadas (profissionais universitários das áreas de Saúde e Educação) que levam o Psicodrama para as empresas e instituições;
- cerca de 30 professores/supervisores, entre os regulares e os convidados;
- um Instituto de Atendimento, coordenado pelos próprios alunos, que presta serviços de atendimento psicoterápico a pacientes que lá se inscrevem com esse fim.
Contamos também, com a prestação de serviços de assessoria a empresas e instituições que nos solicitam e a possibilidade de promover um evento como este, coordenado por todos os associados mas, principalmente pelos alunos, onde tomos a oportunidade de divulgar aquilo que, profissionalmente, abraçamos.
” Salve a seleção …”
Obrigado.
Meu discurso, como Diretor Administrativo, para a abertura do evento que comemorava o 25o. aniversário da ABPS em Dezembro de 1995.